sexta-feira, 20 de novembro de 2009
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
A união faz a força!

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo universo conspira a seu favor" (Anônimo)
É exatamente isso que tem acontecido com um sonho de 10 amigos, chamado "Projeto Agir e Construir" já temos um total de 200 crianças e adolescentes matriculados no projeto, frequentando aulas gratuitas de capoeira, voleibol e futsal.
Obrigado a todos que acreditaram nesse sonho: Anderson's (Tiburcio e Nazareth), Bruninha, Gilcéia, Jú, Jussara, Naiara, Nando, Roziane e Silmara; obrigado Fernanda Calderaro, Cintia, Geraldo, Bárbara... Angélica e Lucas que tem sido profissionais espetaculares...
À vocês...
"Juntos somos mais fortes. O senso comum é enfático quanto a isso, mas como explicar esse fato, para que não restem dúvidas? Vamos começar pela ciência: ela nos consta que a vida surgiu na Terra há 3 bilhões de anos e que o primeiro ser vivo não passava de um complexo de proteínas envolto por uma membrana, dentro da qual o milagre da vida se manifestou pelo surgimento dos primeiros ácidos nucléicos, percursores do DNA, a principal marca química da vida.
Até que surgem os vertebrados, entre eles o ser humano, o animal pensante.
E este, apesar de sua sofisticação orgânica, manteve um comportamento igual ao daquela primeira célula, que interagia para formar um tecido, o nosso tecido sociedade. Embora tenhamos nossos própios pensamentos e vontades, dependemos uns dos outros para sobreviver, como as células que começaram a viver amontoadas. Em outras palavras, retiramos nossa força dos outros, do conjunto, do coletivo. O macro imita o micro e, em todos os níveis da vida, não há a menor dúvida: É a UNIÃO que faz a FORÇA" (http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/025/atitude/conteudo_237948.shtml)
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Benefícios da Capoeira
O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música, e compreensão da filosofia de jogo, são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira.
Para o corpo, é perfeito! Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desdenvolvendo uma série de qualidades físicas. Se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança : menos tensão, reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força.
Com um pouco de persistência, o seu fôlego vai ficar ôtimo, porque a pratica constante (pelo menos 3 vezes por semana) desenvolve o sistema cardiorespiratório. E, o melhor você trabalha os músculos abdominais, já que os músculos desta região são muito solicitados.
Abaixo mais detalhes :
Resistência : É preciso manter o pique durante toda a luta.
Agilidade : Os movimentos mudam de direção e sentindo a toda hora.
Flexibilidade : Na capoeira dominam os gestos amplos.
Velocidade : Para surpreender o adversário sempre que possível.
Equilíbrio : É preciso manter o dominio do corpo em algumas posições mais complicadas.
Coordenação : É preciso responder aos golpes com os braços, tronco e pernas ao mesmo tempo.
Ritmo : Os movimentos do corpo acompanham a música.
Mas não é só o corpo que leva vantagens. O lado emocional também ganha muito com a capoeira, principalmente porque ela ajuda a liberar a agressividade, ainda que o esporte não estimule a violência. Além disso, é um meio excepcional de desenvolver a criatividade e o auto-contrôle.
Você ganha também :
Atenção : É preciso estar ligado o tempo todo nos movimentos da roda.
Persistência : Os golpes só ficam perfeitos depois de muitas tentativas.
Coragem : Aos poucos, desaparece o medo de fazer certos movimentos.
Astúcia : Você cria situações inesperadas para o adversário.
Curiosidades :
Calorias gastas por hora - aproximadamente 500
Exercicios que ajudam - musculação e alongamento, para melhorar a flexibilidade.
Quem não pode praticar - pessoas com problemas de coluna só devem praticar com autorização e acompanhamento médico.
Pratique Esporte!
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
A importância do Esporte na formação infanto-juvenil
Dá-se o nome de esporte às atividades físicas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competições. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações. Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade. Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora. Existem inúmeras instituições sem fins lucrativos que criam centros de esportes em áreas de baixa renda a fim de focar a atenção dos jovens e adolescentes e ainda distanciá-los da marginalidade e das criminalidades existentes no mundo. O crime organizado existe como organização estruturada e presente em todos os lugares, como sentinelas buscando novas vidas, o esporte tem a importante e difícil missão de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o correto. É comum que se ouça falar do esporte como uma atividade importante no desenvolvimento infantil. As escolas incorporam a atividade física através de jogos, gincanas, olimpíadas e aulas de educação física. Desde a mais tenra idade, é visível o envolvimento da criança com a atividade corporal, com brincadeiras de pega-pega, com bola, na praia brincando com as ondas, e na areia. Vale lembrar aos pais que a infância é o período mais adequado para o início de atitudes saudáveis, pois a criança está aberta para a aprendizagem de novos conceitos. Assim é fundamental que as pessoas que cercam essa criança tenham hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, pois são os modelos no processo de formação. Assim, de nada adianta colocar a criança para iniciar um esporte, se o exemplo em casa é o oposto. A criança segue modelos, em especial aqueles que vêm de casa, portanto, dê um bom exemplo para seu filho, praticando atividades físicas e tendo hábitos saudáveis de vida, com moderação e bom senso.
Portal Educação
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Fotos da galera
Assinar:
Postagens (Atom)